quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Um pouco de tudo...

Amigos do futebol de mesa,
Após um período de hibernação, onde estive longe das edições deste meu blog e o qual ocupei-me muito com o trabalho, aqui na terra das cucas, em São Leopoldo/RS, resolvi voltar a escrever e comentar o que tenho observado acontecer no mundo do futebol de mesa, do futebol atual, dentre outras coisas. Assim sendo, vamos lá então...

Primeiro de tudo gostaria de exaltar a grande jogada da AFM Caxias, que criou um espaço em seu blog para o meu amigo Adaulto Celso Sambaquy. Aproveito para agradecer ao meu amigo Daniel Maciel, atual editor do blog da AFM Caxias pelo bela iniciativa.
A inclusão da coluna do Sambaquy enaltece o noticiário histórico do futebol de mesa. Sambaquy é um amante do esporte como poucos. Foi um dos criadores da regra brasileira. É graças a pessoas como Adaulto Sambaquy que hoje em dia, jogamos nas diversas associações deste pais, a nossa querida regra brasileira (cavados e lisos). Juntamente com um grupo de amantes do esporte fundaram, na bahia, a regra brasileira.

Mas enfim, o melhor é visitarmos o blog da AFM Caxias: http://afmcaxiasdosul.blogspot.com/
para conferirmos as histórias deste mestre do futebol de mesa.
Parabéns à AFM Caxias, ao Maciel e ao Walter Almeida, que segurou a edição do blog quando sai de Caxias do Sul e, por que não dizer, é um apaixonado pelo esporte.

E por falar no Walter, está saindo mais um selecionado do Rio Grande (equipe que o Walter defende com unhas e dentes nas mesas da AFM Caxias), do forno. Ou melhor, sairá das mãos do artesão Nei (Porto Alegre). Walter abriu uma competição para ver quem produz o mais bonito emblema do Rio Grande para sua nova equipe. Em mensagem recebida me confessou que os artistas Rogério Prezzi e Jeferson (Vitrine dos botões). Fui convidado a participar da competição. Pela parceria e amizade que tenho com Walter certamente enviarei alguma idéia, mas de ante-mão adianto que não sou páreo para os artistas acima citados. A certeza é que vai sair um novo Rio Grande e com um visual em grande estilo. Parabéns ao amigo Walter e que continue fazendo belas partidas nas mesas da AFM Caxias.

Com citei acima, Daniel Maciel assumiu a edição do blog da AFM Caxias. Com mais esta incumbência, Maciel não deixou o treinamento de lado. Continua, ao lado de Daniel Pizzamiglio, soberano nas mesas da AFM Caxias. A prova disto é que ambos lideram o Campeonato Caxiense de 2010 - 1ª Divisão. Com respeito a todos os excelentes jogadores da 1ª Divisão do Caxiense, mas Maciel e Pizza são franco favoritos para esta competição e, pelo que venho observando, prometem brigar ponto a ponto pelo título.
A briga será grande na coluna de baixo. A divisão está equilibrada. Já escrevi para o Rogério Prezzi (Avaí), outro chegadaço meu, e sinalizei o perigo da reabilitação tardia. Mas Rogério, a exemplo de anos anteriores, é um competidor que tem a capacidade de virar uma situação de turno para turno. As vezes não tão regular, mas as vezes surpreendente.
Outro que tem estrela e pode surpreender é seu mano Alexandre. Alexandre é um jogador que vai da derrota ao show na mesa. Quando se concentra é um adversário difícil de se bater. O problema do Ale, carinhosamente chamado desta forma, é a ansiedade em algumas partidas. Mas ninguém pode negar que, quando está para o jogo, como dizem, faz gols fantásticos.
Já Walter Almeida, com o time acertado é perigoso. Tem aquele estilo mineirinho, come os adversários pelas beiradas...rsrs!!
Tem também o Paulinho Rodrigues, o melhor arrematador de longa distância da AFM Caxias. Quando se concentra o Paulo é certeiro.
Dentre outros, citamos os mestres Crosa e Carraro que sempre chegam entre os primeiros e brigam por títulos. E como esquecer o mestre Mário. Dono de uma defesa consistente e de um jogo muito inteligente, Mario, dentro dos domínios da AFM Caxias é sempre favorito.
E como não citar o meu chegado Luiz "Obelix" Pizzamiglio, com aquele jeitinho de quem não quer nada, vai te f.... como ele mesmo diz, e acaba sempre fazendo boas apresentações. Que esteja sempre dando aulas em torno das mesas da AFM Caxias. E acima disto, que tenha muita saúde para abrilhantar a sede da associação com seu espirito jovial e provocações "xaropes"...rsrsrs!!!

Já a segundona do Caxiense parece que não decolou. Afora o meu amigo Godoi e, pelo que venho acompanhando, os amigos Ednei e Fabio, vem jogando e cumprindo seus compromissos agendados. Sabe, o futebol de mesa é mais que um esporte é uma paixão, um programa para novos, adultos e veteranos. Vale a pena reservar um tempo em suas agendas para reunirem-se em torno das mesas da AFM. Lá, um ambiente de camaradagem estará esperando cada um de vocês. Portanto...mãos à obra pessoal!!!

E como não falar do assunto da semana.... Não sou colorado, mas me rendo a idéia de que a Libertadores é merecida ao Internacional. O time teve percalsos. Jogou feio e foi brilhante quando tinha de ser. Dentro do que lhe foi imposto, diante dos adversários que atravessaram seu caminho, fez o dever de casa. Venceu os jogos que tinha de vencer. Empatou e perdeu outros onde o regulamento foi colocado embaixo do braço. Jogou com garra, representou bem o estado do Rio Grande do Sul e também o nosso pais. É dificil admitir tudo isto, ainda mais quando olho para o meu tricolor e vejo-o sendo derrotado da Sulamericana pelo fraco Goiás. Mas temos de acreditar, nós gremistas, em um futuro melhor. Na recuperação da equipe, nas vitórias que podem e devem vir e porque não dizer, na tão sonhada vaga na libertadores de 2011. Neste momento, sei que é meio "delírio" de minha parte, mas quem sabe o Portaluppi não acerta o time. Quem sabe o Douglas e o Souza resolvem fazer a diferença. Com a volta dos gols de Borges e Jonas... Quem sabe... Se o Vitor voltar a ser Vitor...!!! Tudo pode mudar no futuro do Grêmio, é só as coisas voltarem a acontecer.
Voltando ao Inter, acredito que a maior contratação e, principal responsável pelo título da América se chama Celso Roth... Pois é, o cara era bem "pé frio". Nunca tinha ganho um título de expressão. Mas deu a volta por cima e levou o Inter ao título. Para quem cantava, nos grenais em anos anteriores "Fica Celso Roth...", na época treinador do Grêmio, agora está aí a resposta. Terão que cantar: "Desculpa Celso Roth...". Celso, se não me engano, é natural de Caxias do Sul, foi, além de colorado, um verdadeiro gaúcho. Que não se entregou nas horas mais ruins da carreira. Volto a lhes dizer, não torço pelo colorado, mas me rendo ao talento da equipe vermelha e aproveito este espaço para parabenizar, em especial, ao técnico Celso Roth, um profissional, outrora achicalhado pela própria torcida que hoje o glorifica.
Vale ressaltar as contratações de Tinga e Rafael Sobis. Tinga é daqueles volantes que todo time sonha em ter. Mestre na arte do "2-1" e capaz de marcar e chegar ao ataque com um volante moderno. Sóbis, mesmo fora da forma que o consagrou, provou que é decisivo em momentos importantes. Já Renan observo que não somou muito. Mesmo com o Pato Abondanzieri em baixa, vejo que ele poderia ter sido o goleiro do título. E como não ressaltar Giuliano. Goleador do Inter na competição. Pode-se dizer, um 12º jogador da equipe. Sempre salvando os vermelhos nos momentos dificeis. Enfim, o time colorado pode até não ser o melhor da américa, mas detem o título mais importante, atualmente. Com isto, gostaria que meus dirigentes azuis adotassem o modelo de gestão dos vermelhos. A compra de jogadores medíocres, como observamos nos últimos tempos, lá para as bandas da Azenha, só vem maltratando os nossos corações tricolores. Que anos melhores possam agraciar nossos corações e que as glórias voltem ao Olimpico Monumental.
Enquanto isto... Vamos com tudo para cima do Ceará!!! E que seja na casa do adversário a nossa confirmação na retomada de vitórias nesse campeonato nacional de 2010!

E o meu Brasil de Pelotas...!!! Está dificil subir para a série B! Ainda mais quando terá de encarar e bater fora de casa o embalado Caxias e também o moribundo Juventude.... Sem falar do perigoso Criciuma, etc... Tarefa dificílima para Gilmar Iser e seus comandados. Mas com bom e fiel Xavante tenho de acreditar!!! Que seja difícil, como toda competição que enfrentamos, mas que seja com garra e com glória!!! Se outrora, em anos anteriores, éramos superiores e tinhamos um certo favoritismo, que não se confirmou na quatro linhas, agora que corremos por fora, sejamos dignos de nossas façanhas...!!! E dale Xavante!!!

Boa noite pessoal....até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário