sábado, 17 de abril de 2010

Novos rumos, novos caminhos a serem trilhados...


Meus caros amigos do futebol de mesa, as vezes os rumos que a vida toma tendem a ser contrários aos bons momentos e locais de lazer que costumamos freqüentar. E é neste clima de fim de festa que começo minhas despedidas de Caxias do Sul e, principalmente, da minha querida AFM Caxias. Sou eletrotécnico, operador do sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica. Atualmente trabalho na RGE, mas quis o destino que uma nova oportunidade me fosse dada na empresa que me formou para o mercado. A partir do dia 03 de maio de 2010 começo uma nova história na minha carreira. De volta à São Leopoldo/RS, volto a AES Brasil, uma concessionária de energia elétrica e que me recebe de braços abertos como um filho que a casa retorna. Considero assim pois já trabalhei de 98 à 2007 nesta empresa. Nela aprendí boa parte do que sei. E é nela que quero começar um novo capítulo nesta minha pequena carreira.

Mas falando de futebol de mesa, apesar de não ser exibido, gostaria de compartilhar com todos vocês e, desta forma, agradecer a todos que me enviaram as mensagens listadas abaixo. Estas recordações são frutos das sementes que plantei em vários lugares por onde passei. Muito obrigado amigos, vocês emocionam este coração que parte levando a saudade na bagagem.

"CARO CRISTIANO:
SUCESSO NO NOVO DESAFIO, EM FRENTE !!!!
ABRAÇOS"
Mensagem do meu amigo Dante Bravo - AABB Santa Maria/RS

"Caro Cristiano, siga esta caminhada com esperança e lembre-se sempre das coisas boas que deixamos para trás, aqui na TOCA DO BOITATÁ, sempre terás portas abertas para o que precisares, e havendo oportunidade podemos sempre organizar alguma coisa por aqui com os BOITATÁS.......................................Como diria a ETNIA ITALIANA: (não sei se está correta a grafia) - BOM PRINCIPIO nesta nova etapa. Desejo para você e família o MELHOR ABRAÇO JÁ SAUDOSO DO AMIGO, e do adversário de mesa: ESSE É O RIO GRANDE"
Meu amigo Walter Almeida - AFM Caxias do Sul

"Cristiano, amigo velho, existe um provérbio muito antigo que diz o seguinte: "SÓ EXISTE UMA COISA MELHOR DO QUE FAZER NOVOS AMIGOS, É CONSERVAR OS VELHOS......" Sei que isto tu sabes fazer muito bem, sempre será bem acolhido onde for, com tua capacidade de servir bem à todos. Seja feliz nesta nova etapa de tua vida profissional e com certeza os momentos de lazer continuarão acontecendo em "novas mesas" !!!!! Um abração, muita saúde, felicidades e sucesso !!!!"
GLENIO BRAGA - AABB Santa Maria

"Quando acreditamos que algo está acabando, na realidade estamos vendo um novo início. Se Caxias perde com a saída do Cristiano, outra entidade ganhará com a chegada de um novo companheiro. Só convivi contigo naquela competição do Círculo Militar. Mas foi suficiente para te admirar - não pelas qualidades inegáveis de botonista - mas pelo espírito cativante que exerce sobre as pessoas. Realmente foi muito bom ter te conhecido e privado contigo, mesmo que por poucos instantes. A vida é assim - uma constante evolução - mesmo que as vezes pareça ao contrário.Fica ao menos a certeza de que nos veremos talvez mais constantemente pois São Leopoldo fica às portas de Porto Alegre. Não precisas de um empresário para negociar o teu passe? Vai chover de propostas e já estou indicando o teu nome para o pessoal do Círculo Militar.Um abração."
Mensagem do amigo Guido Garcio - Mestre das caixas e réguas
"Caro amigo Cristiano,
É com uma ponta de tristeza que vejo o amigo deixando a nossa majestosa serra gaúcha, mas enfim, espero que a alemoada de Sao Léo volte a recebe-lo de bracos abertosDe minha parte, agradeco a lembranca nesse seu momento de despedida. Vou retransmitir ao Vanderlei, ao Paulo Pinto, Alexandre Zart e outros que já comecaram a aparecer no novo departamento de futmesa da AABB Caxias do Sul."
Mensagem do Professor Enio Durand - AABB Santa Maria
"Amigo Cristiano,
A vida sempre nos mostra os caminhos que deveremos percorrer. Nem sempre são aqueles que se abrem à nossa frente.
Por vezes temos de garimpar por entre pedras e caminhos estreitos, para, finalmente encontrar a verdadeira rota que nos conduzirá à felicidade. Acredito que a sua passagem por Caxias do Sul servirá para marcar como ponto determinante da união dos botonistas das diversas regras praticadas, pois você conseguiu colocar cada um deles em contato com os demais. Isso, para mim, é o sentido verdadeiro que sempre procurei no futebol de mesa. Ao ajudar na confecção da regra Brasileira, unindo a Gaúcha com a Baiana, imaginava que todos iriam jogar da mesma maneira. Utopia. Não há uma regra que seja melhor ou pior do que outra. Só que, dentro de cada regra praticada existem pessoas, homens de valor que estão praticando o seu esporte/lazer com vontade e amor, aliviando as cargas que somos obrigados a carregar em nossas vidas.
Você prestou um enorme serviço a essa idéia. Você uniu, e pelo que pude observar em nossos contatos, tem a alma carregada de amor e justiça. Você é dessas pessoas que sabem unir e fazer rolar a amizade em todos os sentidos. Comparo-o a duas pessoas maravilhosas que encontrei em minha vida e que sempre pensaram da mesma maneira: GERALDO CARDOSO DECOURT e ANTONIO MARIA DELLA TORRE. O Decourt foi o primeiro brasileiro a publicar um livro com regras padronizadas de futebol celotex(leia-se botão ou mesa), e Della Torre foi o principal elemento e presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa e um dos responsáveis pelo trabalho junto ao CND, no sentido de reconhecimento de nosso hobby como esporte. Para eles valia a pessoa e não a regra que ela praticava. Foi com eles que mantive uma amizade profunda, e sei que um dia irei reencontrá-los no lado espiritual, para continuarmos nossas conversas.
Procure a sua felicidade e jamais se afaste de sua família, pois o premio que recebemos em nossa vida é saber que temos um objetivo pela frente e esse objetivo é o amor que devemos devotar aos nossos.
Seja feliz meu amigo e que jamais esqueças que aqui tens um amigo que te admira."
Adauto Celso Sambaquy

"Grande Amigo Cristiano,
Nós aprendemos muito também contigo, pois se passou apenas um ano e parecem muitos.Você foi muito importante para a AFM/Caxias, onde destaco a sua reformulação do nosso Blog. Seja feliz a onde for e se é pra ir mais perto da família, melhor!
Sabes que a AFM/Caxias estará sempre com as portas abertas para o Amigo.
Um grande abraço e boa sorte!"
Meu mestre e amigo Daniel Maciel - AFM Caxias do Sul

"Boa sorte meu amigo !!!Foi um grande prazer te conhecer. Espero que nos reencontremos em seguida.Abraço !!!!!!!!!!!!"
Meu amigo Robson Bauer

"Cristiano,Como já te falei o mais importante são os amigos que ficaram, apesar de você fazer falta na AFM Caxias fico muito feliz pelo teu sucesso profissional. E nada na vida é definitivo, quem sabe você pode continuar jogando aqui em Caxias ou voltar a jogar um dia.
Um grande abraço!"
Daniel Pizzamiglio - amigo da AFM Caxias
"Meu Caro Amigo Cristiano,
Essa notícia não estava no script, pois me pegou de surpresa. Estava até me programando para voltar a treinar e consequentemente te surrar, mas vem você com essa.Quero que saiba que a tempos não cruzava em minha vida pessoa tão legal e amiga a qual me identifiquei muito. Confeço que sentirei falta do amigo, mas se é para o seu bem que está indo para São Leopoldo, que seja feliz por lá também. Que Deus te acompanhe e que vá com o sentimento que aqui em Caxias deixará pessoas a qual te admiram, que te consideram um verdadeiro irmão.
Forte abraço."
Meu amigo e companheiro de treinos Jota Correa - AFM Caxias
"Desejo sucesso em sua nova etapa da sua vida e aproveito a oportunidade, como estarás agora mais perto de Porto Alegre, para dizer que as portas da Franzen estão abertas ao amigo que tive o prazer de conhecer na competição do Círculo Militar. Nosso curto convívio naquela ocasião já deu nítidamente para observar que te encaixas bem com o perfil dos que lá se confraternizam como irmãos.
Abraço"
Breno - Franzen

"Cristiano,
Sobre os teus rumos profissionais não posso me manifestar por não conhecê-los nem ter o direito de fazê-lo. Quanto ao futmesa tenho duas opções para te oferecer:
Aqui em NH onde moro tem uma associação da regra gaúcha, da qual não faço parte, mais meu amigo e colega da AFUMEPA, o Miguel faz ,e com certeza te abriria as portas desta entidade.
A segunda opção, que não exclui a primeira, é te oferecer a possibilidade de jogar futebol de mesa na regra brasileira na AFUMEPA, onde temos competições predominantemente de cavados, mas temos competições mensais ( em sábados) na modalidade lisos.
Fico no aguardo do teu interesse. Boa sorte na nova vida profissional! Abraço"
Meu amigo Sérgio Oliveira - AFUMEPA

Tchê, é impossível receber e ler estas mensagens e não me emocionar. Esta gente que me escreve, na ausência das minhas meninas (que estão em Pelotas, nosso lar), são minha família.
Faz um ano que diariamente venho convivendo com alguns destes amigos. Muitas risadas demos juntos, muitas "cornetas" foram tocadas. Com alguns, como é o caso do Guido e do Robson, tive pouco contato, mas o sentimento de amizade foi algo a primeira vista. Gosto de estar no meio de pessoas de bom coração. Gente que vê o esporte como um lazer e não somente uma disputa. Camaradas que te dão um abraço e isto te faz lembrar da família, dos tios, primos, amigos, todos deixados em Pelotas, como é o meu caso. Ler que as portas da AFUMEPA estão abertas para mim, como me cita o amigo Sergio é prova de que meu esforço, não nas mesas ou estilo de jogo, mas sim em promover a notícia sobre o nosso esporte e a união entre os parceiros de associação, é algo que estou tendo sucesso. Junto de amigos como Walter, Carraro, Maciel, Pizza Pai e filho, Rogério, Alexandre Gomes, Ale Prezzi, Mario, Rodrigo Borba, Rodrigo Guterrez, Casara, Jota, dentre tantos outros, estamos fazendo a coisa acontecer.
Ainda não tenho rumo no futebol de mesa. Não queria parar de jogar, afinal, o "neguinho" começa a pegar o jeito da coisa... Mas primeiro vem o trabalho e neste tenho de ajeitar os meus horários e depois, com a agenda pronta, vou tentar seguir minha tragetória.
Me dói deixar o convívio com os amigos de Caxias do Sul. Quinta-feira passada, quando estive na AFM Caxias e tornei oficial minha saída da cidade, conversando com Luiz Pizzamiglio, percebí a tristeza deste meu chegado, quando eu falava sobre meu futuro. A gente vive de "arriação". Ele com a "palhaçada" de "Campeão de Porto Alegre" e eu o chamando de véio broxa. Mas é um camarada excepcional. Um sujeito honesto, parceiro e um amigaço que levo nas lembranças. E como Pizza tenho muitas lembranças neste meu curriculo do futebol de mesa. Se parar para falar não termino hoje.
Mas terminando, de coração amigos... Obrigado por tudo que fizeram por mim. E como digo para minha filhinha de 6 anos, uma frase que simboliza a amizade, assim entendo eu. Que é algo super infantil mas com um significado e tanto para mim:
"Obrigado por existirem e serem meus amiguinhos...eheheheheheehhe"
Abração galera e até breve....

Abaixo seguem meus contatos pessoais:
Fones: 053 91646079 - 053 33026337

2 comentários:

  1. Grande campeão Cristiano!

    Desejo sucesso em sua nova etapa da sua vida e aproveito a oportunidade, como estarás agora mais perto de Porto Alegre, para dizer que as portas da Franzen estão abertas ao amigo que tive o prazer de conhecer na competição do Círculo Militar. Nosso curto convívio naquela ocasião já deu nítidamente para observar que te encaixas bem com o perfil dos que lá se confraternizam como irmãos.
    Abraço
    Breno

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas palavras e pelo convite Breno. Com certeza, depois que me estabelecer em São Leopoldo, e ter acertados meus horários, voltamos a conversar e com isto, posso conhecer os amigos da FRANZEN e por que não, começar a frequentar o lar de vocês. Um abração e te espero em Caxias do Sul, no dia 21 de abril, na Copa Primus.

    ResponderExcluir