quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Uma homenagem ao mestre!!!

Boa noite!
Depois de muitos meses no anonimato, longe das notícias do futebol de mesa, longe do contato com a minha querida AFM Caxias do Sul. Sem saber o que rolou no ano de 2012 no mundo do futebol de mesa, esta noite, como que por um intuito, como que por um impulso, resolvi navegar, através do google e chegar ao blog da AFM Caxias do Sul. No site da AFM pude verificar a confraternização dos meus amigos na festa de fim de ano. É bom saber que a chama do futebol de mesa segue viva lá nas bandas da serra.
Infelizmente, uma notícia me trouxe comoção! Me fez voltar a escrever neste meu blog, outrora mais freqüêntemente atualizado.
Tomei conhecimento do falecimento de um amigo. De um cara que foi o maior professor do pouco que aprendi nas mesas sobre a modalidade lisos. Do cara que foi meu companheiro de inúmeras manhãs. De inúmeras tardes. O qual nunca esquecerei. Professor da técnica do tapa de lado. Do jogar defensivamente e do arremate com os alas, naqueles chutes de longa distância, os quais este senhor era especialista. Quem me conhece sabe que escrevo com o coração. Vanderlei Duarte, o Vander, de quem, tristemente, escrevo, era um botonista dedicado. Um destes caras apaixonados pelo esporte. Um camarado durão, a ponto de chegar a ser grosseiro. Mas aquela "marra" era como uma couraça de tartaruga, que escondia um enorme coração que possuía. Vanderlei foi o meu grande mestre das mesas. Um senhor que me auxiliou mais do que ele mesmo pudesse imaginar. Vivi longe de meus familiares, em Caxias do Sul, quase dois anos. Vanderlei foi o vô que não tinha a meu lado. Fez parte da familia AFM que adotei, naquele período que lá estive. Junto com outros tantos pude rir, pude colocar minhas idéias, respeitar e ser respeitado. Claro que nem tudo são rosas, como já diria algum poeta. Vander tinha lá os seus defeitos, e isto todos nós, que conviviamos com ele, sabemos. Mas pergunto a cada pessoa que ler estas linhas: quem não os tem?
Desejo a este amigo que parte, que já partiu lá em setembro deste ano, precisamente na data de 5 de setembro de 2012, que esteja junto do PAI. Que esteja em um mundo muito melhor! Se possível jogando o futebol de mesa celestial. Fazendo aquela retranca que só ele sabia fazer nas mesas de lisos. Sendo o ICEMAN (homem de gelo) como ele mesmo se intitulava. Vai com Deus meu velho amigo. Deixaste um legado de grandes realizações. Aprendizados que, mesmo os que não alimentavam simpatia por tua pessoa, tenderão a confirmar. Que os teus familiares possam lembrar de ti com muito carinho. E que todos nós, botonistas atuais ou, como eu, afastados das mesas, rendamos reverências a este velho lobo das mesas!!!
Abraço no coração de cada um de vocês, amigos do futebol de mesa de várias regiões deste nosso estado.
Até uma próxima publicação.....

3 comentários:

  1. Grande Amigo Cristiano!
    Lindas e muito bem colocadas as tuas palavras!
    Volta a jogar meu Brother!
    Grande abraço!
    Maciel

    ResponderExcluir
  2. Fala meu grande amigo!
    Bela e justa homenagem a essa pessoa que merece todos os créditos do futebol de mesa em Caxias.

    Um abração
    Mário Jr.

    ResponderExcluir
  3. Bela homanagem Cristiano, realmente foi um baque para todos nós neste ano, mesmo ele não estando mais frequentando nossa sede. Mas realizamos algumas homenagens a ele desde sua partida culminando com esta que pra mim foi a maior de todas dando seu nome para o campeonato caxiense de 2012.
    Abraço e espero rever o amigo em breve nas mesas de novo
    Rogério Prezzi

    ResponderExcluir