Parabéns ao companheiro Carlos Kun, do Porto Alegre Futebol de Mesa, pelo título no Torneio de comemoração dos 45 Anos da Liga de Futebol de Mesa/AFM Caxias do Sul, realizado neste último final de semana, dias 19 e 20 de junho.
Na final Kun superou o técnico da AFUMEPA André Marques pelo score de 5x1.
Dono de uma técnica refinada, Carlos Kun é um técnico de chegada.
Pude acompanhar o jogo de Kun a partir do Experimental Senior de Lisos, na época realizado em Caxias do Sul, no ano passado.
Nesta oportunidade ví uma bonita partida entre Crosa e Kun. Nesta, Crosa fez um lindo gol a bater e garantiu presença na final. Mas naquele momento eu confirmava os comentários dos alí presentes, e via em Kun um excelente técnico na arte dos lisos. Agora, Carlitos, como é chamado pelos mais chegados, confirma minhas expectativas e arrebata este importante título ofertado por nossa querida AFM Caxias do Sul.
Abaixo temos a foto dos quatro primeiros colocados. Esta foi coletada junto ao blog do amigo Daniel Pizzamiglio.
Da esquerda para a direita temos: Carlos Kun, André Marques, Robson Bauer e Daniel Maciel
E como cita o Dani Pizza em seu blog, muitas homenagens foram feitas a verdadeiros ícones da nossa querida AFM Caxias.
Que bom ver juntos, como na foto abaixo, os importantíssimos, Marcos Zeni, Adaulto Sambaquy e Vanderlei Duarte. Só quem conviveu com estes caras sabe a importância que cada um deles teve e tem para o futebol de mesa de nosso RS e para, o que hoje temos em nossa querida Caxias do Sul.
E pegando um gancho na publicação do Dani, em seu blog particular, me aproveitei de sua excelente publicação e copio no meu blog as suas palavras:
"Mas a festa não foi só na mesa, fora dela recebemos a ilustre visita de Adauto Celso Sambaquy, que hoje reside em outro estado e fez uma enorme força para prestigiar o evento.
Para quem não sabe Sambaquy é um dos idealizadores da Regra Brasileira de Futebol de Mesa, fundador da Liga Caxiense de Futebol de Mesa onde é presidente honorário e além de tudo um batalhador do nosso esporte, sem mencionar inúmeros outros feitos de Samba, sem dúvida um dos ícones do futebol de mesa no Brasil.Na 6ª a noite a agenda começou com uma entrevista na rádio Caxias AM, conseguida pela influência de nosso amigo Ednei Torresini, com amplo espaço dedicado ao futebol de mesa, contando histórias do passado e buscando uma renovação para o esporte.
Nos dias de sábado e domingo durante os jogos recebemos as visitas de antigos botonistas da cidade de Caxias do Sul, pessoas que ajudaram de alguma forma a começar o esporte que praticamos, alguns não jogam a mais de 40 anos, mas pelo empenho de Rogério Prezzi em encontrá-los prestigiaram o evento visivelmente contentes pelo reconhecimento.
Já no domingo na cerimônia de entrega dos prêmios, Nelson Prezzi também um antigo botonista, juntamente com nosso presidente Daniel Maciel emocionaram a todos os presentes, através das homenagens prestadas aos fundadores presentes, Marcos Zeni, Vanderlei Duarte e Adauto Celso Sambaquy, além das homenagens a Luiz Ernesto Pizzamiglio, pelas 10 conquistas de campeonatos caxienses, Airton Dalla Rosa, pelo título do campenato estadual de 1975 e a Daniel Pizzamiglio, pelo título estadual de 2008.Mas o auge da festa foi o discurso do visivelmente emocionado Sambaquy, que contou a história do surgimento de futebol de mesa em Caxias do Sul e no Brasil, onde ele cita para finalizar , que o maior troféu para ele são os amigos que ele fez ao longo de sua caminhada pelo esporte, que diga-se de passagem não devem ser poucos pela pessoa que Adauto Celso Sambaquy representa.
Ao final da cerimônia André Marques diretor técnico centro-sul da CBFM convidou Sambaquy e Dalla Rosa em nome da CBFM para participarem do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa na Categoria Master que será realizado em novembro."
Autor Daniel Pizzamiglio a quem parabenizo pela excelente matéria publicada em seu blog.
Valeu Dani!!!
Abaixo a foto de dois ícones do nosso querido esporte. Homenagem merecida!
E ao término deste importante evento, mesmo distante dos amigos da AFM Caxias do Sul, mas me sentindo integrante desta familia que ganhei, no ano de convivência com os mesmos, aproveito o meu blog para agradecer ao nosso presidente Daniel Maciel, pela organização do evento. Aos amigos Walter, Carraro, Rogério e Alexandre Prezzi, dentre outros que, com certeza trabalharam duro para que o evento ocorresse.
Parabéns ao Ednei Torresini pelo espaço na rádio para divulgação do evento e do nosso esporte. Pelo trabalho que desenvolve semanalmente com nossas crianças, frutos do amanhã da AFM Caxias do Sul e do futebol de mesa do RS.
Parabéns ao mestre Adaulto Sambaquy, por tudo já feito por nosso AFM Caxias e Liga Caxiense. Por deslocar-se de outro estado à Caxias do Sul, para prestigiar este importante evento. E por tudo que já fez pela nossa regra brasileira.
Obrigado pela presença dos nossos amigos André Marques, Breno, o campeão Carlos Kun, o parceiraço e campeão estadual Sérgio Oliveira, o mestre Robson Bauer.
Parabéns ao mestre Luiz Ernesto Pizzamiglio, por tudo que fez e conquistou em nossa associação. Ao querido amigo e mestre Vanderlei Duarte. Um professor e amigo que levo junto do peito, onde quer que esteja.
Aos amigos da co-irmã AABB Fubebol de Mesa - Caxias do Sul, pela participação neste importante evento de nossa cidade.
Aos ícones do futebol de mesa do passado, Airton Dalla Rosa, Marcos Zeni, Nelson Prezzi, dentre outros tantos. Obrigado por tudo que fizeram a esta associação e pela importância que tem dentro dela. Vocês deram o ponta-pé inicial do que hoje temos. Vocês, junto de técnicos como Sambaquy, Vanderlei, Luiz Pizzamiglio, entre outros.
Valeu galera, um abração a todos e até mais ver!!!
domingo, 20 de junho de 2010
Brasil, Luis Fabiano e la mano de Dios...
Foi um golaço!!! Realmente uma obra prima, a estilo Maradona, o gol feito por Luis Fabiano, na tarde de hoje (horário de Brasilia), na segunda rodada da Copa do Mundo de 2010, contra a Costa do Marfim. E por falar neles, que seleção que "baixa o sarrafo", conforme expressão popular. Realmente, como disse o Dunga em coletiva após a partida, o jogo estava para ele, nos tempos de jogador, é claro. Quem viu o Dunga jogar sabe bem o que ele estava dizendo. O cara adorava dar uma pegadinha no tornozelo dos adversários. Vale ressaltar que fazia lançamentos primorosos e tinha um poder de marcação invejável.
Apesar de estar dando certo à frente do comando da seleção brasileira. De apresentar, não um bonito futebol, mas que adianta jogar bonito e não fazer resultados. Com Dunga a seleção tem mostrado a que veio. Tem tido apresentações pobres, mas conseguido os três pontos dentro das quatro linhas e isto é o que importa.
Mas Dunga tem o seu lado pobre. E digo pobre em educação, em jogo de cintura com a imprensa, que tece comentários e manipula a opinião pública. Pergunto a vocês leitores: Para que entrar em rota de colisão com a imprensa? Com a Globo e outros jornais e meios de comunicação? Ninguém é obrigado a estar sempre de bom humor, mas porque ele não segue o exemplo do bom e velho Felipão? Era irônico com a imprensa, com os repórteres, mas nunca perdia a educação. Nunca perdia a elegância e o jogo de cintura. Que feio dizer palavras de baixo calão e manchar nossa imagem, a imagem de uma nação que, se não tem nos gramados da Africa do Sul os seus Neimares, Ronaldinhos ou Gansos, nunca deixará de torcer por aqueles que lá estão.
Pois é gaucho Dunga, não manches a imagem do nosso povo do sul. Um povo de grande cultura, de grande educação. Um povo que nunca deixou de ser guerreiro, verdadeiro, honesto, mas que nunca fez destas características motivo de verdadeira "grossura" diante das câmeras e holofotes.
Não serão pelos palavrões do nosso maestro Dunga que o povo deixará de torcer pelo Kaká, Luis Fabiano, Robinho, Lucio e todos que lá estão. Mas educação vem de casa, de berço, e isto comandante, nós exigimos!!
Voltando à Copa, o Brasil foi mais Brasil hoje! Jogou muito melhor que na estréia. Kaká, mesmo sem estar 100%, mostrou que pode evoluir e que ainda nos dará alegrias. A defesa foi quase perfeita. Julio César seguro como de costume. Lucio e Juan a dupla que toda seleção sonha em ter. Se nas alas, em especial pela esquerda, ainda estamos devendo, os volantes tiveram melhor atuação. Elano, peça fundamental no esquema de Dunga, a meu ver, cumpriu seu papel, fazendo uma boa partida. Robinho, fez seu papel. Não tão acionado como na estréia, deu lugar ao brilho de Luis Fabiano. Este sim, estava devendo uma boa atuação, e que bom que veio o dia. Numa safra de escassos "matadores", nosso artilheiro voltou a dar show. O primeiro gol um "agulhaço", sem dar chance ao goleiro da Costa do Marfim. O segundo, uma verdadeira pintura. Talvez, se não fosse o fato da mão na bola, seria um gol a la Pelé. A CBF comparou o gol com o que Pelé fez em 58, na final da Copa daquele ano. Já li criticas a esta comparação. Me pergunto se o gol fosse feito sem o auxilio do braço do atleta, seria tão absurdo comparar ao do jovem Pelé? Creio eu que não, na minha ignorante visão!
De mão, de braço, enfim, o fato é que Luis Fabiano deu dois "lençóis" ou "chapeuzinhos", como preferirem, nos brutamontes da Costa do Marfim e concluiu com divina perfeição. Parabéns ao cara e que siga nos dando alegrias.
E falando de outras seleções:
A Itália que abra o olho logo, pois mesmo que cheguem sempre se arrastando nos mundiais, não vejo com boas perspectivas a vida desta seleção na competição. Dificilmente serão primeiro colocado de seu grupo e isto os faz cruzarem com a forte Holanda. Pode ser que cresçam diante de um bom adversário. Existem seleções que são assim. Porém antes, os italianos terão de mostrar a que vieram, coisa que ainda não foi feita dentro das quatro linhas.
Já a Holanda é perigosa. Não vem jogando bem, mas vem ganhando seus jogos, a exemplo do Brasil. Vem de uma série de partidas invicta. Record em sua história de confrontos frente a outras seleções. E Roben nem estreiou ainda. Vamos ficar de olhos abertos com a laranja quase mecânica.
Já a França está fora. Não queimo a lingua em dizer isto. Não existe, a exemplo de 2006, um Zidane no time que bote a responsabilidade debaixo do braço e conduza a equipe a classificação. São ovelhas desgarradas, sem um eficiente pastor. E cumprir calendário e dar adeus à Africa do Sul.
A Espanha classifica. Se recupera já amanhã, frente a fraca Honduras. Ainda vai encomodar nesta copa, mas não sei se chega entre os quatro. Começo a ter minhas dúvidas, vale acompanhar.
A Inglaterra está a perigo. Ainda acredito na classificação do English Team. Rooney é um excelente jogador, mas não vem jogando bem, talvez fruto de uma lesão ainda não curada. Para classificar tem de ganhar da perigosa Eslovênia. Acredito que vão ganhar. Mas daí para diante não vejo vida longa para os ingleses. O problema é que, se os ingleses forem segundo colocados em sua chave vão, certamente, pegar os alemães já nas oitavas de final. Digo os alemães pois não acredito que a seleção Alemã não seja primeira em sua chave. A Gana, atual primeira colocada na chave, é fogo de palha e vai perder para a Alemanha na última rodada. Se isto ocorrer e com a provável vitória da Sérvia, estaremos presenciando a "morte" da última força africana da copa. E isto vai ocorrer, vão por mim.
Assim sendo, teremos bons confrontos nas oitavas de final. Talvez Alemanha e Inglaterra, Itália e Holanda e por que não dizer, Brasil e Espanha. Desta forma, "morrerão" tres favoritos nesta etapa. E a Argentina....!! Pegará México, se assim for, já está nas quartas de final. Se pegar Uruguai o buraco é mais embaixo.... Daí a rivalidade equilibra a balança que insiste em pender para os hermanos argentinos. Uruguai e Argentina em copa é como Grenal aqui no sul, onde pode um estar em alta e o outro na zona de rebaixamento que, dentro de campo, tudo pode acontecer.
Seguimos acompanhando a copa das ZEBRAS, ou melhor, da Africa do Sul. Não acredito que o campeão não será uma destas seleções aqui citadas. O título estará entre elas. O resto dos participantes até podem tirar um pouco do brilho da festa dos favoritos, mas é somente isto. Eles não tem bala na agulha para chegar ao topo.
Abração a todos e até breve...
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Fotos da turma do Sambaquy
Amigos do Futebol de Mesa,
Faz tempo que venho devendo a meu amigo Sambaquy uma divulgação de algumas fotos e fatos que estão rolando lá pelos lados de Santa Catarina. Pois então, amigo e mestre deste nosso querido esporte, como me foi enviado, abaixo temos algumas fotos da turma que está tendo o privilégio de compartilhar as mesas com este ícone do futebol de mesa nacional, que é o mestre Adaulto Sambaquy.
Faz tempo que venho devendo a meu amigo Sambaquy uma divulgação de algumas fotos e fatos que estão rolando lá pelos lados de Santa Catarina. Pois então, amigo e mestre deste nosso querido esporte, como me foi enviado, abaixo temos algumas fotos da turma que está tendo o privilégio de compartilhar as mesas com este ícone do futebol de mesa nacional, que é o mestre Adaulto Sambaquy.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Jogos Abertos de Futebol de Mesa de Caxias do Sul
A realizarem-se nos dias 19 e 20 de JUNHO de 2010, na Sede da Associação de Futebol de Mesa AFM Caxias, localizada na rua: José Soares de Oliveira, 2557 - Bairro PIO X, junto ao Ginásio do Vascão.
Este evento faz parte das comemorações do Aniversário de 100 anos da cidade de Caxias do Sul e da chegada do trem na cidade.
O Município completa 125 anos e a Imigração Italiana 135 anos.
As inscrições poderão ser feitas na sede da AFM Caxias ou pelo telefone celular: (54)-9115-8848 com o Presidente da AFM Caxias - Daniel Maciel ou pelo e-mail: dimethas@yahoo.com.br
ATÉ o DIA 12 DE JUNHO
A SUA PRESENÇA É MUITOIMPORTANTE PARA TODOS NÓS!
-----------------------------------------------------------------------------
***Aos amigos e companheiros que curtem um futebol de mesa, modalidade lisos, bem jogado, vale a pena conferir este evento. Com certeza todos serão muito bem recebidos pelos amigos de Caxias do Sul. Como amigo do Maciel, Walter, Pizzas, Carraro, Prezzis, Mario e demais chegados da AFM Caxias, venho convidar-lhes para esta importante competição!***
-----------------------------------------------------------------------------
Abração a todos e até breve!!!
Este evento faz parte das comemorações do Aniversário de 100 anos da cidade de Caxias do Sul e da chegada do trem na cidade.
O Município completa 125 anos e a Imigração Italiana 135 anos.
As inscrições poderão ser feitas na sede da AFM Caxias ou pelo telefone celular: (54)-9115-8848 com o Presidente da AFM Caxias - Daniel Maciel ou pelo e-mail: dimethas@yahoo.com.br
ATÉ o DIA 12 DE JUNHO
A SUA PRESENÇA É MUITOIMPORTANTE PARA TODOS NÓS!
-----------------------------------------------------------------------------
***Aos amigos e companheiros que curtem um futebol de mesa, modalidade lisos, bem jogado, vale a pena conferir este evento. Com certeza todos serão muito bem recebidos pelos amigos de Caxias do Sul. Como amigo do Maciel, Walter, Pizzas, Carraro, Prezzis, Mario e demais chegados da AFM Caxias, venho convidar-lhes para esta importante competição!***
-----------------------------------------------------------------------------
Abração a todos e até breve!!!
Falamos de Copa do Mundo...
Bem amigos do futebol de mesa,
Como este meu blog, mesmo que eu esteja voltando de um estado de "hibernação", as vezes me disponho a publicar matérias que não dizem respeito as mesas de nosso estado. Ao futebol de mesa propriamente dito. Mas como vivemos tempos de copa do mundo, resolvi escrever minha impressão do que está rolando nesta importantíssima competição internacional.
Vejamos então...
Desde o primeiro dia venho acompanhando os jogos desta copa. Observei uma empolgada Africa do Sul quase bater uma seleção mexicana que para mim, é uma das decepções da primeira rodada. Eu esperava mais de um time que, a dias antes, havia batido na forte seleção italiana. Me enganei.
Depois, vi um jogo truncado entre França e Uruguai. A França, na minha ótica, é uma equipe comum. Sem a elegância dos tempos de Zinedine Zidane e sua turma. Para mim, depois de Platini, Zidane foi um maestro nos campos europeus. Tamanha classe e intimidade com a bola, era um atleta que dava gosto em ver jogar. Sempre de cabeça erguida, lançando os colegas e fazendo bonitos gols. Mas de passado vive a França e o Uruguai vai no mesmo caminho. Este sim, carente de bons jogadores, sobrevivi com um insistente Furlan que, diga-se de passagem, teve atuação bem melhor que o nosso Luis Fabiano, lutou e fez o que pode. Na zaga, Lugano era o ponto forte. Seguro como nos tempos de São Paulo. Um bom zagueiro. Falta conteúdo para o Uruguai. Ambos terão dificuldades para passar para a segunda fase.
Daí veio a Coreia (boa) do Sul, dona de um futebol habilidoso, bem diferente da irmã do Norte. Cancheiros em Copa, ou melhor dizendo, mais cancheiros do que os pernas de pau gregos, aplicaram um 2x0 sem ressalvas. Acredito que devem passar de fase. É só endurecer o jogo com os Nigerianos. E por falar neles, venderam caro o resultado para os hermanos argentinos. Está certo que o time de Maradona, do meio para frente é um dos melhores da copa. Mas tem a linha de defesa. O tal do Jonas Gutierrez é muito ruim. Salva-se, na zaga, o jogador Samuel. O restante vai acabar entregando o time e deixando Maradona na mão. Mesmo assim Messi mostrou porque é o melhor do mundo e isto pode contar a favor da Argentina na hora H. Vale conferir e que não cruzem com o Brasil.
Depois, observei um jogo fraco entre Argélia e Eslovênia, onde o menos pior venceu. Na sequencia veio a "favorita" Inglaterra. Para mim, de favorita não tem nada. Um time cheio de craques que, no papel, tornam a seleção favorita. Mas na prática não foi o que ví. Formada por um Rooney ainda sem condições plenas de jogo, a Inglaterra vai classificar mas não sei se terá um longo caminho nesta competição. Os americanos, com um futebol previsível e de forte vigor físico, a meu ver é candidato a classificação. Mas não alimentem muitas esperanças a respeito desta seleção.
No dia seguinte veio o confronto entre Servia e Gana. Jogo fraco mas que mostrou uma razoável seleção africana. Gana aproveitou melhor a chance de gol e venceu o confronto da, a meu ver, fraca Sérvia. No mesmo dia veio o desfile dos alemães. Digo desfile pois foi a seleção que melhor se apresentou. Podolski, Klose, Lahm, Cacau e demais estrelas alemãs, mostraram ao mundo como se joga futebol com organização tática, categoria em jogadas tramadas e muita habilidade individual. Pois é amigos, que cuidem-se os demais adversários, a Alemanhã é candidata a título nesta copa. Não só pelo score da primeira partida diante a fraca Austrália, mas pela forma com que fizeram sua apresentação.
Depois foi a vez da Itália. A Itália é como uma cobra, vem rastejando, de vagar e sempre. Se deixa-los vivos mais adiante vão montar o bote e abocanhar algumas presas. O negócio é matar nesta primeira fase. Mas daí é que lhes digo, quem vai matar? O Paraguai foi guerreiro. Talvez se tivesse Cabañas almejasse mais. Talvez até ganhasse o jogo dos italianos. Mas é uma seleção que tem vida curta na competição, tipo feijão com arroz. Já o que dizer dos Eslovácos e dos Neozelandeses, sem palavras.... Não vale a pena comentar.
E a chave do Brasil?
Portugal não tem mais a pegada da época do Felipão. Longe disto! Já a Costa do Marfim até pode ser a melhor seleção africana, mas não é páreo para as grandes. Como Portugal não acredito que tenham vida longa. Já os coitados dos Norte (ruins) Coreanos, pobres bichos...!!! Pegaram um Brasil burocrático e não foram páreo. Está certo que garimparam um golzinho. Este Lucio, Juan e Julio Cézar não mereciam tomar. Mas o problema do Brasil é outro. Dunga levou ao extremo a relação com a emprensa. Está certo que se ele fosse carioca ou paulista não teria tantas críticas. Como é gaúcho e de forte caráter é achicalhado pela emprensa daquelas regiões. Mas bem que o Dunga poderia ter um pouco de jogo de cintura. Entrar menos em atrito com estes fulanos. Fazer os seus treinos secretos porém abrir outros treinos à emprensa. Não é mostrando dois ou tres treinos aos meios de comunicação que vamos expor nossas "armas" para os extrangeiros. E por falar nelas, o que temos para esconder mesmo??? Convenhamos, o primeiro tempo do jogo de hoje foi uma piada. Nenhum chute com real perigo de ambas as partes. Kaká, coitado, é dedicado, tem vontande, guerreiro, mas está visivelmente fora de ritmo de jogo. Os volantes, Gilberto Silva e Felipe Melo são perfeitamente substituíveis. Quando temos no banco um Ramires pedindo passagem, por que não experimentá-lo ao lado do Gilberto Silva, deixando assim, o contestado Felipe Melo no banco?? Coisas de Dunga. Já Luis Fabiano, de goleador passou a pescador. Não por ficar lá na frente esperando bola no pé, como dizem. Mas por tentar, tentar e nada. E olha que ele teve, pelo menos uma chance boa de marcar. Mas este tem crédito, a meu ver. É só não ficar bravo e sair dando ponta-pé, como nos tempos de São Paulo.
Elano, apesar de muitos não gostarem, é uma formiga no meio do Brasil. Para um time onde "craques nem pensar" ele é peça fundamental. Robinho jogou bem. Movimentou-se, fez passe para gol e até deu as pedaladinhas de sempre. Acontece que também não teve vida fácil. No fim tudo deu certo, ganhamos de 2x1 e foi isto que deu para fazer. Quem sabe contra a Costa do Marfim, um time que terá de vir para cima do Brasil se não quiser se despedir antecipadamente da copa e, com certeza, vai deixar espaços em seu campo defensivo e isto vai fazer com que o Brasil jogue mais abertamente. Tem tudo para ser um jogo melhor.
Neste momento estamos no aguardo da favoritíssima Espanha. Quem sabe surge uma outra Alemanha da vida. Só o futuro nos mostrará. Ainda assim, minhas pedidas para a final seguem sendo Alemanha e Brasil. Alemanha por ter apresentado o melhor show desta primeira rodada e o Brasil pois, se o Kaká voltar a jogar o que sabe, somando-se as pedaladas do Robinho e a rede de pesca de gols de Luis Fabiano voltando a funcionar, temos alguma chance de, ao menos, chegar entre os 4 melhores.
Abração a todos e agora vou dormir, pois já escreví demais....rsrsrs!!!! Dale Brasil!!!!
Como este meu blog, mesmo que eu esteja voltando de um estado de "hibernação", as vezes me disponho a publicar matérias que não dizem respeito as mesas de nosso estado. Ao futebol de mesa propriamente dito. Mas como vivemos tempos de copa do mundo, resolvi escrever minha impressão do que está rolando nesta importantíssima competição internacional.
Vejamos então...
Desde o primeiro dia venho acompanhando os jogos desta copa. Observei uma empolgada Africa do Sul quase bater uma seleção mexicana que para mim, é uma das decepções da primeira rodada. Eu esperava mais de um time que, a dias antes, havia batido na forte seleção italiana. Me enganei.
Depois, vi um jogo truncado entre França e Uruguai. A França, na minha ótica, é uma equipe comum. Sem a elegância dos tempos de Zinedine Zidane e sua turma. Para mim, depois de Platini, Zidane foi um maestro nos campos europeus. Tamanha classe e intimidade com a bola, era um atleta que dava gosto em ver jogar. Sempre de cabeça erguida, lançando os colegas e fazendo bonitos gols. Mas de passado vive a França e o Uruguai vai no mesmo caminho. Este sim, carente de bons jogadores, sobrevivi com um insistente Furlan que, diga-se de passagem, teve atuação bem melhor que o nosso Luis Fabiano, lutou e fez o que pode. Na zaga, Lugano era o ponto forte. Seguro como nos tempos de São Paulo. Um bom zagueiro. Falta conteúdo para o Uruguai. Ambos terão dificuldades para passar para a segunda fase.
Daí veio a Coreia (boa) do Sul, dona de um futebol habilidoso, bem diferente da irmã do Norte. Cancheiros em Copa, ou melhor dizendo, mais cancheiros do que os pernas de pau gregos, aplicaram um 2x0 sem ressalvas. Acredito que devem passar de fase. É só endurecer o jogo com os Nigerianos. E por falar neles, venderam caro o resultado para os hermanos argentinos. Está certo que o time de Maradona, do meio para frente é um dos melhores da copa. Mas tem a linha de defesa. O tal do Jonas Gutierrez é muito ruim. Salva-se, na zaga, o jogador Samuel. O restante vai acabar entregando o time e deixando Maradona na mão. Mesmo assim Messi mostrou porque é o melhor do mundo e isto pode contar a favor da Argentina na hora H. Vale conferir e que não cruzem com o Brasil.
Depois, observei um jogo fraco entre Argélia e Eslovênia, onde o menos pior venceu. Na sequencia veio a "favorita" Inglaterra. Para mim, de favorita não tem nada. Um time cheio de craques que, no papel, tornam a seleção favorita. Mas na prática não foi o que ví. Formada por um Rooney ainda sem condições plenas de jogo, a Inglaterra vai classificar mas não sei se terá um longo caminho nesta competição. Os americanos, com um futebol previsível e de forte vigor físico, a meu ver é candidato a classificação. Mas não alimentem muitas esperanças a respeito desta seleção.
No dia seguinte veio o confronto entre Servia e Gana. Jogo fraco mas que mostrou uma razoável seleção africana. Gana aproveitou melhor a chance de gol e venceu o confronto da, a meu ver, fraca Sérvia. No mesmo dia veio o desfile dos alemães. Digo desfile pois foi a seleção que melhor se apresentou. Podolski, Klose, Lahm, Cacau e demais estrelas alemãs, mostraram ao mundo como se joga futebol com organização tática, categoria em jogadas tramadas e muita habilidade individual. Pois é amigos, que cuidem-se os demais adversários, a Alemanhã é candidata a título nesta copa. Não só pelo score da primeira partida diante a fraca Austrália, mas pela forma com que fizeram sua apresentação.
Depois foi a vez da Itália. A Itália é como uma cobra, vem rastejando, de vagar e sempre. Se deixa-los vivos mais adiante vão montar o bote e abocanhar algumas presas. O negócio é matar nesta primeira fase. Mas daí é que lhes digo, quem vai matar? O Paraguai foi guerreiro. Talvez se tivesse Cabañas almejasse mais. Talvez até ganhasse o jogo dos italianos. Mas é uma seleção que tem vida curta na competição, tipo feijão com arroz. Já o que dizer dos Eslovácos e dos Neozelandeses, sem palavras.... Não vale a pena comentar.
E a chave do Brasil?
Portugal não tem mais a pegada da época do Felipão. Longe disto! Já a Costa do Marfim até pode ser a melhor seleção africana, mas não é páreo para as grandes. Como Portugal não acredito que tenham vida longa. Já os coitados dos Norte (ruins) Coreanos, pobres bichos...!!! Pegaram um Brasil burocrático e não foram páreo. Está certo que garimparam um golzinho. Este Lucio, Juan e Julio Cézar não mereciam tomar. Mas o problema do Brasil é outro. Dunga levou ao extremo a relação com a emprensa. Está certo que se ele fosse carioca ou paulista não teria tantas críticas. Como é gaúcho e de forte caráter é achicalhado pela emprensa daquelas regiões. Mas bem que o Dunga poderia ter um pouco de jogo de cintura. Entrar menos em atrito com estes fulanos. Fazer os seus treinos secretos porém abrir outros treinos à emprensa. Não é mostrando dois ou tres treinos aos meios de comunicação que vamos expor nossas "armas" para os extrangeiros. E por falar nelas, o que temos para esconder mesmo??? Convenhamos, o primeiro tempo do jogo de hoje foi uma piada. Nenhum chute com real perigo de ambas as partes. Kaká, coitado, é dedicado, tem vontande, guerreiro, mas está visivelmente fora de ritmo de jogo. Os volantes, Gilberto Silva e Felipe Melo são perfeitamente substituíveis. Quando temos no banco um Ramires pedindo passagem, por que não experimentá-lo ao lado do Gilberto Silva, deixando assim, o contestado Felipe Melo no banco?? Coisas de Dunga. Já Luis Fabiano, de goleador passou a pescador. Não por ficar lá na frente esperando bola no pé, como dizem. Mas por tentar, tentar e nada. E olha que ele teve, pelo menos uma chance boa de marcar. Mas este tem crédito, a meu ver. É só não ficar bravo e sair dando ponta-pé, como nos tempos de São Paulo.
Elano, apesar de muitos não gostarem, é uma formiga no meio do Brasil. Para um time onde "craques nem pensar" ele é peça fundamental. Robinho jogou bem. Movimentou-se, fez passe para gol e até deu as pedaladinhas de sempre. Acontece que também não teve vida fácil. No fim tudo deu certo, ganhamos de 2x1 e foi isto que deu para fazer. Quem sabe contra a Costa do Marfim, um time que terá de vir para cima do Brasil se não quiser se despedir antecipadamente da copa e, com certeza, vai deixar espaços em seu campo defensivo e isto vai fazer com que o Brasil jogue mais abertamente. Tem tudo para ser um jogo melhor.
Neste momento estamos no aguardo da favoritíssima Espanha. Quem sabe surge uma outra Alemanha da vida. Só o futuro nos mostrará. Ainda assim, minhas pedidas para a final seguem sendo Alemanha e Brasil. Alemanha por ter apresentado o melhor show desta primeira rodada e o Brasil pois, se o Kaká voltar a jogar o que sabe, somando-se as pedaladas do Robinho e a rede de pesca de gols de Luis Fabiano voltando a funcionar, temos alguma chance de, ao menos, chegar entre os 4 melhores.
Abração a todos e agora vou dormir, pois já escreví demais....rsrsrs!!!! Dale Brasil!!!!
terça-feira, 1 de junho de 2010
Parabéns mestre Carraro por mais esta conquista!!!
Com certeza este título vem premiar as tardes de treinos e dedicação que tens com o futebol de mesa e a nossa querida AFM Caxias. Agora, amigo e mestre, falta um premiação externa para esta galeria que, apesar de teres poucos anos de futebol de mesa, já é povoada por inúmeras taças e troféus.
Que venham as competições externas. Nosso atual ICEMAN está preparado para elas. Que venham os Baianos, Capixabas, Cariocas, Paulistas, etc... Com todo respeito a estes mestres dos lisos, nós também temos qualidade e, como Piruka, Vinhas, Rodalles, Robson e outros tantos, a AFM Caxias também tem seu celeiro de craques. Nomes como Daniel e Luiz Pizzamiglio, Mario Jr, Daniel Maciel, Daniel Crosa, Luciano Carraro e outros que, mesmo não tendo uma grande história externa, são bons jogadores e podem, e por que não, fazer a diferença nas mesas deste nosso país.
Um abração a todos os amigos da AFM Caxias e que Carraro siga sendo sempre este amigo e parceiro das mesas. Dono de uma grande educação e com uma paixão a este esporte que contagia todos aqueles à sua volta. Na companhia de Carraro aprendí o significado do "tente outra vez", afinal, nunca conhecí um cara que treina tantos chutes cruzados, aqueles que a bola fica na ponta da grande área ou dentro dela. Para os adversários futuros, em especial os que não o conhecem, vai a dica, não deixem este tipo de jogada para o Carraro, do contrário, vão passar a partida buscando a bolinha no fundo das redes.
Mas falando sério, deixo registrado meus parabéns ao amigo e mestre Luciano Carraro e que siga dando show nas mesas da AFM Caxias!!!
Com certeza este título vem premiar as tardes de treinos e dedicação que tens com o futebol de mesa e a nossa querida AFM Caxias. Agora, amigo e mestre, falta um premiação externa para esta galeria que, apesar de teres poucos anos de futebol de mesa, já é povoada por inúmeras taças e troféus.
Que venham as competições externas. Nosso atual ICEMAN está preparado para elas. Que venham os Baianos, Capixabas, Cariocas, Paulistas, etc... Com todo respeito a estes mestres dos lisos, nós também temos qualidade e, como Piruka, Vinhas, Rodalles, Robson e outros tantos, a AFM Caxias também tem seu celeiro de craques. Nomes como Daniel e Luiz Pizzamiglio, Mario Jr, Daniel Maciel, Daniel Crosa, Luciano Carraro e outros que, mesmo não tendo uma grande história externa, são bons jogadores e podem, e por que não, fazer a diferença nas mesas deste nosso país.
Um abração a todos os amigos da AFM Caxias e que Carraro siga sendo sempre este amigo e parceiro das mesas. Dono de uma grande educação e com uma paixão a este esporte que contagia todos aqueles à sua volta. Na companhia de Carraro aprendí o significado do "tente outra vez", afinal, nunca conhecí um cara que treina tantos chutes cruzados, aqueles que a bola fica na ponta da grande área ou dentro dela. Para os adversários futuros, em especial os que não o conhecem, vai a dica, não deixem este tipo de jogada para o Carraro, do contrário, vão passar a partida buscando a bolinha no fundo das redes.
Mas falando sério, deixo registrado meus parabéns ao amigo e mestre Luciano Carraro e que siga dando show nas mesas da AFM Caxias!!!
Assinar:
Postagens (Atom)